Descalvado participa da etapa regional da 18ª Conferência Nacional de Saúde em Porto Ferreira
23/06/2026 às 21:53 Descalvado/SP
Representantes de Descalvado participaram da etapa regional da 18ª Conferência Nacional de Saúde – Região Coração, promovida pela Diretoria Regional de Saúde (DRS III) de Araraquara e realizada em Porto Ferreira. O encontro reuniu gestores públicos, profissionais da saúde, prestadores de serviços e membros dos Conselhos Municipais de Saúde de diversos municípios da região para debater propostas voltadas ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Representando o município, estiveram presentes integrantes do Conselho Municipal de Saúde, gestores, trabalhadores da área e prestadores de serviços, que contribuíram com discussões e sugestões para a construção coletiva de propostas que serão encaminhadas às próximas etapas da Conferência Nacional de Saúde.
Com o tema “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”, o evento teve como objetivo ampliar a participação social e promover reflexões sobre os desafios e avanços necessários para garantir uma saúde pública cada vez mais eficiente, inclusiva e acessível.
Durante a conferência, os participantes debateram quatro eixos temáticos principais. Entre os assuntos abordados estiveram a importância da participação popular na formulação das políticas públicas de saúde, a necessidade de financiamento adequado para o SUS, os impactos das mudanças climáticas na saúde pública e o fortalecimento das redes de atendimento para garantir um cuidado integral à população.
A Conferência Regional de Saúde é considerada um importante espaço democrático de diálogo e construção de propostas, permitindo que municípios e sociedade civil contribuam diretamente para o aperfeiçoamento das políticas públicas de saúde nos âmbitos regional, estadual e nacional.
Segundo a Administração Municipal, a participação de Descalvado reforça o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde com o fortalecimento do SUS, a valorização da participação social e a busca constante por melhorias nos serviços oferecidos à população.
As propostas discutidas durante a etapa regional serão encaminhadas para as próximas fases da 18ª Conferência Nacional de Saúde e poderão contribuir para a definição de diretrizes que irão orientar o futuro da saúde pública brasileira.
"Seguimos comprometidos com a construção de um SUS cada vez mais forte, democrático, participativo e de qualidade para toda a população", destacou a Secretaria Municipal de Saúde.