E nós estaremos acompanhando ao vivo cada momento
Brasília, 1º de setembro de 2025 — Amanhã, 2 de setembro de 2025, tem início o aguardado julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). O caso envolve acusações graves, como tentativa de golpe de Estado, organização criminosa armada e abolição violenta do Estado Democrático de Direito — crimes atribuídos a Bolsonaro e outros sete réus do chamado “núcleo central” da trama golpista de 2022 .
📲 Participe do canal do Descalvado Notícias no WhatsApp
https://chat.whatsapp.com
Datas e horários das sessões
O julgamento ocorrerá em oito sessões ao longo de cinco dias úteis, conforme cronograma definido pelo ministro-presidente Cristiano Zanin :
2 de setembro (terça-feira): 9h–12h e 14h–19h
3 de setembro (quarta-feira): 9h–12h
9 de setembro (terça-feira): 9h–12h e 14h–19h
10 de setembro (quarta-feira): 9h–12h
12 de setembro (sexta-feira): 9h–12h e 14h–19h
Como será o julgamento
1. Abertura e Leitura do Relatório
O ministro relator Alexandre de Moraes inicia a sessão com a leitura de um relatório que faz um panorama completo do processo, desde as investigações até as alegações finais .
2. Sustentação Oral da Acusação
Em seguida, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, terá até duas horas para expor os fundamentos que pedem a condenação dos réus .
3. Sustentações das Defesas
Depois, cada defesa terá até uma hora para argumentar — com a defesa de Mauro Cid, o delator do processo, falando primeiro .
4. Questões Preliminares e Votação
Será analisado se há nulidades ou outras questões processuais. Moraes vota primeiro, seguido por Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. Decisão exige maioria simples (três votos) .
5. Resultado
O presidente da Primeira Turma, Cristiano Zanin, anuncia o resultado. A pena poderá ultrapassar 40 anos de prisão .
Medidas de segurança e contexto
O ex-presidente está em prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica, sob vigilância reforçada após tentativas de violação das medidas cautelares .
Este julgamento marca um momento sem precedentes na história brasileira, sendo o primeiro em que um ex-presidente é julgado por tentar subverter instituições democráticas — e ocorre sob intensa pressão política, inclusive com críticas externas, como as do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, que classificou o caso como uma “caça às bruxas” .
Como o Descalvado Notícias vai acompanhar
Cobertura ao vivo: vamos transmitir os principais momentos das sessões, com atualizações em tempo real.
Guias explicativos: antes das sessões, publicaremos guias com as fases do julgamento e os termos jurídicos relevantes.
Análises e repercussão local e nacional: depois de cada sessão, traremos matérias com os desdobramentos e explicações sobre o que foi decidido.
Espaço para leitores: abriremos espaço para comentários e opiniões dos leitores sobre cada etapa do processo.